Plantio de amendoim atrasa no interior de SP

Agricultores de Itaju enfrentam dificuldades com o cultivo de amendoim desde o ano de 2023. Este ano, o que afetou foram as secas do país. Plantio de amendoim atrasa no interior de SP
TV TEM/Reprodução
A plantação de amendoim está atrasada neste ano por conta do clima seco do país. A falta de chuva afetou o planejamento dos agricultores, que ainda estão iniciando a preparação das terras para o plantio.
Flávio é um dos agricultores de Itaju (SP) e sofreu com o imprevisto. O ideal seria começar o plantio do amendoim em setembro, mas a falta de água atrasou o cultivo em 30 dias.
O produtor destinou cerca de oitenta hectares para a plantação de amendoim. Ele utiliza a planta na rotação de cultura, principalmente em áreas de reforma de cana de açúcar.
O atraso da plantação está refletindo em outros lugares, como a indústria de óleo de Ilton Toshio Nomura, que deve comprometer até dois meses de trabalho.
No entanto, Ilton também desenvolve sementes certificadas de amendoim que, apesar da crise, conseguiu vender uma média de 600 toneladas para produtores de todo o Brasil.
Mesmo com as dificuldades enfrentadas este ano, há um otimismo no campo. Estima-se que a safra terá um ciclo melhor, pois está acometendo 25% a 30% de área na região de Itaju.
Veja a reportagem exibida no programa em 08/12/2024:
Plantio de amendoim atrasa no interior de SP
VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo