Polícia encontra postos de combustível suspeitos de vender etanol adulterado com metanol
A Polícia Civil de São Paulo encontrou nesta sexta-feira (17) dois postos de combustível suspeitos de vender etanol “batizado” com metanol para ser usado na fabricação clandestina de bebidas alcoólicas ligadas a duas mortes.
Cada posto é de uma bandeira diferente. Uma delas foi citada na Operação Carbono Oculto, que apura a infiltração da facção criminosa PCC em todas as etapas de produção e venda de combustíveis no Brasil.
Os locais foram fiscalizados por agentes da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Um fica em São Bernardo e o outro, em Santo André, sendo o último o principal fornecedor, segundo a polícia.
O metanol não é combustível veicular nem aditivo e deve ser usado apenas em ambiente industrial.
A ANP admite a presença de até 0,5% de metanol no etanol veicular, por considerar que a substância pode aparecer no processo produtivo.
🔎 Casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas começaram a ser registrados no estado de São Paulo no fim de setembro, o que levou as autoridades a abrir investigação.
🔎 A suspeita é que falsificadores “batizavam” bebidas como gin e vodca de marcas conhecidas com metanol — substância altamente tóxica. O produto era então vendido e consumido pelas vítimas. Os principais sintomas são náuseas, dor abdominal, dor de cabeça e, em casos graves, cegueira.
🔎 Segundo boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira (15), seis mortes foram confirmadas em São Paulo e duas em Pernambuco por suspeita de ingestão de metanol. Há quase 150 notificações em todo o país.
Posto suspeito de fornecer metanol é fiscalizado
Reprodução/TV Globo
Fábrica clandestina
A fiscalização faz parte de uma operação contra o grupo suspeito de fabricar e vender bebidas alcoólicas batizadas.
A ação é um desdobramento da operação da semana passada, que descobriu a fábrica clandestina de onde teriam saído as garrafas falsificadas em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.
Na ocasião, a polícia prendeu em flagrante uma mulher suspeita de ser a responsável pela produção ilegal. Entre os alvos da operação desta sexta estão parentes dela — pai, ex-marido e uma mulher.
Os investigadores descobriram que a família vendeu a bebida falsificada que levou a vítima Claudio Baptista ao hospital com sintomas graves. O homem tomou a bebida num bar na região da Saúde, Zona Sul da capital.
O caso dele se soma aos de Ricardo Lopes Mira, de 54 anos, e Marcos Antônio Jorge Junior, de 46 anos, que consumiram bebida alcoólica num bar na Mooca, Zona Leste, e, depois, morreram. São pelo menos três, portanto, os casos diretamente relacionados à fábrica clandestina descoberta na semana passada.
A polícia também localizou o “garrafeiro”, que fornecia as garrafas para o grupo.
Polícia acha nova distribuidora de garrafas de bebidas alcóolicas adulteradas em São Paulo.
Reprodução/TV Globo
O que acontece no corpo nas primeiras 12, 24 e 48 horas após beber metanol
Infográfico: o impacto do metanol no corpo humano.
Arte/g1
CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025