Polícia de SP mais violenta: proporção de mortes para cada 1.000 prisões sobe de 2022 para 2024, diz estudo


Em 2022, ano de pandemia, a cada mil prisões/apreensões em flagrante, 2,3 pessoas foram mortas pela polícia. Em 2024, essa proporção passou para 5,3 mortos, diz estudo da Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Investigações e controle disciplinar na PM sofrem queda . PMs matam homem em surto com mais de 40 tiros
A Polícia Militar de São Paulo ficou mais violenta em 2024 se comparado a 2022, de acordo com o estudo do Unicef e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (3).
Em 2022, ano de pandemia, a cada mil prisões/apreensões em flagrante, 2,3 pessoas foram mortas pela polícia. Em 2024, essa proporção passou para 5,3 mortos para cada mil prisões/apreensões em flagrante, mais do que o dobro do período anterior.
Para combater a afirmação de que em 2021 e 2022 houve redução da letalidade policial porque a criminalidade caiu durante a pandemia de Covid, e, por esse raciocínio, a polícia teria reagido menos aos crimes violentos, os estudiosos fizeram uma proporção de mortes para cada prisão ocorrida nos períodos.
“Quando a gente pensa em números absolutos, a redução da letalidade na pandemia faria sentido, porque de fato caíram os roubos, caíram vários indicadores de criminalidade, as pessoas estavam mais tempo dentro de casa”, diz Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum.
“Com isso, a gente fez uma taxa por 1.000 prisões para ‘anular’ essa distorção do período pandêmico. E concluímos que a polícia ficou mais violenta de 2022 para 2024, o que desconstrói esse argumento de que a letalidade só estaria acompanhando alguns dos indicadores de criminalidade, como o de crimes patrimoniais”, completa.
Em 2022, o estado de São Paulo teve o menor número de mortos por PMs em serviço na história após a implementação do programa de câmeras corporais. A partir de 2023, já na gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o programa foi desestimulado.
Tabela mostra a proporção de mortos pela polícia e prisões
Reprodução
Investigações e controle disciplinar na PM sofrem queda
O estudo também mostrou que os procedimentos instaurados entre 2017 e 2024 pela Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo, responsável por investigar denúncias contra policiais, tiveram uma redução expressiva no número de investigações e punições disciplinares na corporação.
Entre 2022 e 2024, o número de autos de prisão em flagrante delito militar caiu 48,6%, passando de 37 para apenas 19 registros. O número de inquéritos policiais militares também sofreu redução de 5,9%, chegando a 2.222 casos em 2024. Além disso, os processos administrativos disciplinares, fundamentais para garantir a conduta ética dos policiais, tiveram uma diminuição de 12,1% no mesmo período. A queda coincide com o aumento da letalidade policial no estado.
Os conselhos de disciplina, responsáveis por avaliar a conduta de policiais envolvidos em infrações graves, sofreram uma queda ainda mais drástica, com uma redução de 46% entre 2022 e 2024. Já os conselhos de justificação, que analisam casos mais complexos e podem resultar na expulsão de agentes, registraram uma queda de 12,5% no mesmo período.
Entre 2019 e 2024, a quantidade de inquéritos policiais militares caiu 25,9%, enquanto os processos administrativos disciplinares tiveram redução de 5,3%. Em contrapartida, o número de conselhos de disciplina aumentou 8% desde 2019, indo na contramão da tendência de queda nos demais mecanismos de controle.
Segundo os autores do estudo, a diminuição nos mecanismos de investigação e punição pode favorecer a impunidade dentro da corporação, dificultando a responsabilização de agentes envolvidos em casos de violência excessiva e condutas ilegais.
Procedimentos instaurados pela Corregedoria da PM
Reprodução
Gráfico com principais números do estudo do Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Arte/g1



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025