‘Meu sonho de fazer psicologia se tornou real’, diz ex-usuária de drogas notada por Madonna que terá faculdade paga pelo cantor Jão


À esq., Maria Solange atualmente e, à dir., quando ficou conhecida por dançar em bar
Carlos Henrique Dias/g1 – Reprodução
Após se formar no ensino médio pelo curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Guarulhos, na Grande São Paulo, a ex-usuária de drogas Maria Solange Amorim vai realizar outro sonho: cursar psicologia a partir de 2026. A faculdade será financiada pelo cantor Jão.
Maria Solange viralizou nas redes sociais em 2020 ao dançar a música “Holiday”, da cantora Madonna, em um bar em Manaus, no Amazonas. O vídeo foi republicado na época pela rainha do pop e mobilizou uma força-tarefa entre brasileiros que ajudaram a ex-usuária a mudar de vida (veja mais abaixo).
Em um vídeo publicado no Instagram na última quarta-feira (15), Maria Solange disse que fez a matrícula do curso de graduação em uma faculdade particular de Guarulhos e agradeceu o cantor por realizar seu sonho.
“Estou muito feliz porque Deus colocou uma pessoa maravilhosa. Aí gente, agora é real. Sabe porquê? Porque o Jão vai pagar a minha faculdade devido à minha história. Agora é real, galera.”
E completou: “O meu sonho de fazer psicologia se tornou real. [..] Já fiz minha matrícula. Jão, muito obrigado. Que Deus te abençoe. Que Jeová Deus retribua para você com muita saúde e muitos anos de vida. E na hora que eu pegar o canudo, tenha certeza, que ‘é nós, Jão’”.
Milhares de internautas comentaram na publicação parabenizando a conquista de Maria Solange. “Nossa, sem palavras. Mulher vencedora”, escreveu uma pessoa.
“Você não imagina o quanto eu fico feliz com essa notícia. Te acompanho desde que você morava em Manaus. Fiquei um tempo sem te ver, e agora você mora em São Paulo, quase perto de mim, me emocionei de te ver muito bem. Deus nunca abandona seus filhos, que ele continue sempre te abençoando. Vicê é um milagre. Um grande abraço”, afirmou outra seguidora.
Maria Solange Amorim: uma história de inspiração e superação.
Reprodução/Instagram
Em junho deste ano, assim se que formou no ensino médio, Maria Solange celebrou a volta por cima na vida e disse, em entrevista à TV Globo, que tinha novos planos, entre eles o curso de psicologia (assista à reportagem abaixo).
“Esse momento foi muito esperado, era um sonho de adolescência. E hoje, aos 55 anos, posso e afirmo que tudo que você puser em prática e correr atrás, você, eu e qualquer ser humano consegue. Agora, daqui para frente, seguir de cabeça erguida, como sempre…”, disse ao g1.
“Com humildade, honestidade, paciência e sabedoria espiritual pra suportar afrontas, que não são poucas, mas a fé com obras, a vida flui. Eu, Maria Solange, reabilitada há 4 anos, 11 meses e 22 dias, sóbria! É necessário estar sóbria. Com a permissão de Jeová Deus, com os ensinamentos de Jesus, minha fé, garra e coragem, vou daqui a 5 anos pegar o meu segundo canudo [de psicologia].”
Ex-usuária de drogas se forma no ensino médio
Transformação de vida
No ano passado, ela foi convidada a assistir ao show da Rainha do Pop, no Rio Janeiro, quando dançou e cantou em homenagem ao filho morto. No vídeo que viralizou há cinco anos, ela foi gravada justamente quando tentava enfrentar o luto da morte dele em forma de dança e música.
“Esse vídeo é o meu eu, é a minha dor. É a minha dedicação para o meu filho”, contou em entrevista ao Fantástico.
O vídeo de Maria Solange que viralizou foi republicado na época por Madonna em uma rede social e mobilizou uma força-tarefa entre brasileiros que ajudaram a ex-usuária a mudar de vida.
Maria Solange ao voltar às aulas (à esquerda) e quando era usuária de drogas (meio e à direita)
Arquivo pessoal
“Você está se sentindo sem esperança hoje? A vida parece ser uma notícia ruim atrás de outra? O apocalipse parece estar perto? Eu acho que muitos de nós nos sentimos do mesmo jeito. Em dias como esses, nós só temos que aumentar a música e dançar”, escreveu a cantora na legenda da postagem.
Naquele ano, o projeto social Parceiros Brilhantes, de Manaus, viu a postagem de Madonna e ofereceu o apoio.
Maria passou oito meses por tratamento contra a dependência química em uma clínica em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo. Ela também ganhou tratamento odontológico e reencontrou a família.
‘Eu vou dançar para o meu filho!’
Na época, Madonna publicou sobre o vídeo
Reprodução
Maria não chegou a velar o filho, Pedro Paulo, mas sabe que o rapaz foi executado em Manaus. Ele também era usuário de drogas, segundo ela. Três meses após a morte, ela foi ao bar de conhecidos, pediu que tocassem uma música e disse que dançaria para Xavier, como chamava o filho.
“Por dentro, era como se eu permanecesse viva, mas sem coração. Era como se um trator tivesse passado por cima do meu coração. Cheguei para o dono bar e disse para colocar uma música para eu dançar para o meu filho. Pois não é que saiu ‘Holiday’? Estava escrito nas estrelas. Desde os 14 anos eu sou apaixonada pela Madonna”, disse, em entrevista anterior ao g1.
“Aquela dança era para ele, era a minha dor que eu queria transbordar. Era meu sentimento de culpa. Até então eu me culpava pela morte, por não ter dado um bom exemplo. Somos os espelhos para os nossos filhos. Vão querer ser o que a gente é. Foi assim que aconteceu comigo.”
Mãe e filho não chegaram a ficar em situação de rua, afirma Solange. Ela pagava uma diária de R$ 30 a um hotel onde moravam também outras pessoas que eram usuárias de drogas.
Filho de Maria Solange foi morto aos 24 anos em Manaus
Arquivo pessoal
32 anos de vício e ‘mula do tráfico’
Maria é a caçula de quatro irmãos e ficou sem contato com parte da família por 30 anos. O vício no crack e em outras drogas transformou a mulher de Fortaleza, no Ceará, em uma “mula” — termo usado para pessoas que transportam entorpecentes no tráfico, de forma consciente ou não.
A rota era entre Fortaleza e Manaus, e foi feita quatro vezes. Na última, ela não voltou mais ao Nordeste e permaneceu com o filho no Norte do país.
“Infelizmente, no meu passado, eu tive essa péssima escolha. A escolha de viver um mundo obscuro. Teve gente da minha família que chorou minha morte. Foram muitos anos sem contato.” Quando chegou a Manaus e ficou, em 2009, “tudo desandou”, lamenta.
Retorno à sala de aula
Maria Solange quando estava cursando o ensino médio
Arquivo pessoal
Maria retomou o contato com a família em 2021 e permaneceu até novembro na casa de uma irmã, em Fortaleza, quando recebeu propostas de trabalho e moradia em Manaus. Ela decidiu retornar à capital amazonense. “Quando cheguei lá, foi tudo por água abaixo”, lembra.
Em 2022, um amigo de Manaus a ajudou a ficar com a irmã em Guarulhos, onde permanece até hoje. Ela também chegou a ganhar uma viagem para a Europa.
Maria Solange em viagem à Europa
Arquivo pessoal



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025