Desembargador deu liminar a advogados de Henrique Velozo por entender que juiz do caso prejudicou defesa ao cancelar depoimentos de peritos particulares que iriam testemunhar em favor do réu. Júri estava marcado para esta quinta (22). Nova data será marcada depois. O policial militar Henrique Otavio Oliveira Velozo, preso por ter matado o campeão mundial de jiu-jitsu Leandro Lo, em agosto de 2022.
Reprodução/Instagram
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu o júri popular do policial militar Henrique Otavio Oliveira Velozo, preso por matar o campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo com um tiro na cabeça durante discussão e briga numa balada em 2022.
O julgamento do réu pelo homicídio da vítima estava previsto para começar nesta quinta-feira (22). Uma nova data para o julgamento deverá ser definida futuramente pelo poder judiciário. A informação foi confirmada nesta manhã pelo g1.
O desembargador Marco Antônio Cogan, do TJ-SP, suspendeu na quarta-feira (21) o júri a pedido da defesa do tenente Henrique Velozo. Os advogados do acusado do assassinato alegaram na véspera do júri que o juiz do caso prejudicou o direito defesa ao cancelar os depoimentos de peritos particulares que tinham sido contratados por eles. O magistrado concordou com a solicitação e deu uma liminar de suspensão do julgamento.
O mérito do pedido da defesa do réu ainda será julgado em outro data pelo desembargador e outros dois magistrados do TJ-SP. Eles irão decidir se os peritos deverão ser ouvidos no julgamento. Até lá, o juiz do caso terá de esperar a decisão para poder marcar uma data para o novo júri.
Enquanto isso, Henrique Velozo continuará detido preventivamente no presídio militar Romão Gomes, na Zona Norte de São Paulo, à espera de um desfecho.
“O julgamento que iria julgar o tenente Velozo foi suspenso por conta de um recurso que a defesa entrou no Tribunal de Justiça de SP porque o juiz da sessão do tribunal do júri cerceou e disse que os peritos indicados pela defesa não poderiam ser ouvidos na sessão do julgamento. O tribunal do júri não é instrumento de punição de um acusado, mas sim a garantia de um acusado de ser julgado de maneira justa”, disse o advogado Cláudio Dalledone, que defende o tenente Velozo.
Campeão mundial de jiu-jítsu, Leandro Lo é baleado na cabeça em São Paulo
🔎 O júri popular, ou Tribunal do Júri, é previsto em casos de crimes dolosos contra a vida, ou seja, quando o indivíduo teve a intenção de matar a vítima. Nesse caso, ao final do julgamento, sete jurados — que são pessoas comuns e escolhidas por sorteio — decidem se o réu deve ser considerado culpado ou inocente pelo crime.
Além da Justiça comum, Henrique Velozo também responde a um processo administrativo na Justiça militar. A Corregedoria da Polícia Militar recomendou a expulsão do tenente por ter usado uma arma da corporação para atirar em Leandro Lo. Naquela ocasião o agente estava à paisana e não usava farda.
“O pedido de exoneração, que pode resultar na demissão a bem do serviço público do policial, foi encaminhado para julgamento do Tribunal de Justiça Militar (TJM)”, informa nota divulgada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Na quarta, o advogado do réu havia dito que esperava que o julgamento na Justiça comum absolvesse seu cliente, contribuindo para a manutenção dele na PM.
“A absolvição dele no julgamento no Tribunal do Júri vai dar a tranquilidade necessária para que a Justiça Militar tome a melhor decisão e o mantenha na corporação pela sua inocência”, havia dito o advogado Cláudio Dalledone.
O caso
Saiba quem é o lutador Leandro Lo, baleado na cabeça após discussão em SP
Durante as investigações da Polícia Civil, testemunhas contaram que Henrique Velozo foi o autor do disparo fatal que atingiu Leandro Lo durante show de pagode do grupo Pixote no clube Sírio-Libanês, na Zona Sul em 7 de agosto de 2022. Ele tinha 33 anos.
Segundo o advogado da família, Ivan Siqueira Junior, o lutador teve uma discussão com o PM e, para acalmar a situação, o imobilizou. Após se afastar, Henrique Velozo sacou a arma e atirou na cabeça de Leandro Lo.
Um amigo do lutador que presenciou o crime disse que o autor do tiro estava sozinho e provocou Lo e cinco amigos, que estavam numa mesa.
“Ele chegou, pegou uma garrafa de bebida da nossa mesa. O Lo apenas o imobilizou para acalmar. Ele deu quatro ou cinco passos e atirou”, disse a testemunha, que pediu para não ser identificada.
O advogado contou que, após o tiro, o tenente ainda deu dois chutes em Leandro no chão e fugiu em seguida. O atleta foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, também na Zona Sul, onde morreu.
Apesar de estar preso provisoriamente há mais de dois anos e oito meses, o tenente continua recebendo salário de policial, graças a uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Trajetória
Postagem de Leandro Lo nas redes sociais.
Reprodução/Instagram
Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jítsu por oito vezes. A última conquista, na categoria meio-pesado, foi em 2022, a primeira em 2012, na categoria peso-leve.
Nas redes sociais, ele narra os dois títulos como “as duas conquistas mais importante da carreira”.
“O primeiro [título] é a sensação de conseguir ser campeão mundial, esse foi eu ainda consigo ser campeão mundial, as duas melhores sensações da minha vida. Obrigado todos que estão sempre comigo na alegria na tristeza!”, disse ele numa postagem nas redes sociais dois meses atrás, quando relembrou o aniversário das conquistas mundiais.
LEIA MAIS:
PM suspeito de atirar e matar campeão mundial de jiu-jítsu é preso após decisão da Justiça
CARREIRA: Veja quem é Leandro Lo, o lutador oito vezes campeão mundial
DEPOIMENTO: Mãe de Leandro Lo diz que PM que matou seu filho também era do jiu-jítsu, conhecia o atleta e provocou a confusão em show
.
CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025