Defensoria diverge de versão de policiais e afirma que jovem morto na Zona Leste de SP não estava armado; PMs são afastados


Na versão apresentada no boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que o jovem apontou uma arma para eles, que atiraram apenas para se defender em novembro de 2024. Policiais Militares são afastados após morte durante abordagem
A Defensoria Pública de São Paulo divulgou um relatório que aponta que o jovem Gabriel Ferreira Messias da Silva, morto por policiais militares em novembro de 2024, na Zona Leste da capital, não estava armado no momento em que foi baleado.
Na versão apresentada no boletim de ocorrência, os policiais afirmaram que atiraram contra o jovem para se defender e que ele teria apontado uma arma para os agentes. Após a divulgação do relatório, dois PMs que participaram da ação foram afastados temporariamente.
Gabriel, que na época tinha 18 anos, foi abordado pela polícia após sair de um posto de combustíveis junto com dois amigos. Câmeras de segurança registraram os amigos abastecendo as motos por volta das 23h do dia 26 de novembro. Após a abordagem, segundo o boletim de ocorrência, os jovens fugiram em direções diferentes. Gabriel teria caído na esquina das ruas Belém Santos e Colônia Leopoldina, na Vila Cisper.
De acordo com a versão dos policiais, Gabriel teria sacado uma arma de fogo ao se levantar, o que teria motivado o disparo. No entanto, o relatório da Defensoria, baseado nas imagens das câmeras corporais dos agentes, indica que não havia arma na cena imediatamente após o disparo.
“Vendo essas imagens, a Defensoria alertou o Ministério Público, que pediu o afastamento cautelar dos policiais das operações de rua. Há algo estranho, alguma inconsistência na versão apresentada pelos policiais. É o que mostram as câmeras corporais”, afirma Andrea Barreto, defensora pública do caso.
Imagem da câmera corporal mostra o jovem caído no chão, mas sem uma arma ao seu lado.
Reprodução/ Tv Globo
A Defensoria não compartilhou os vídeos com a reportagem, mas encaminhou capturas de tela das gravações.
Elas mostram Gabriel caído ao lado da moto, já baleado, e sem nenhuma arma visível, segundo a Defensoria.
Na sequência, em outra captura, uma arma aparece entre a moto e o jovem, o que sugere a possibilidade de que o objeto tenha sido implantado posteriormente. O documento também destaca o momento em que um policial orienta para que a câmera seja virada para a parede — instante em que a arma sai do campo de visão e, depois, reaparece na cena.
Arma supostamente implantada na cena do crime.
Reprodução/ TV Globo
A mãe de Gabriel, Fernanda Ferreira da Silva, teve acesso às imagens.
“Elas mostram nitidamente que, em volta do Gabriel, não tem arma nenhuma. Depois, mostra o policial que atirou nele falando ‘vira, vira, vira’, que é quando eles viram a câmera para a parede. Quando a câmera volta, mostra a arma no chão”, disse.
Gabriel trabalhava como entregador e era conhecido por sua família e amigos. A morte dele está sendo investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, onde a mãe atua como recepcionista.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o inquérito policial já foi concluído e enviado ao Judiciário. Os policiais envolvidos permanecem afastados das funções operacionais por determinação da Justiça, após recomendação do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Gabriel foi morto em novembro de 2024.
Reprodução/ TV Globo



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025