Inicialmente, o prazo de entrega era fevereiro de 2024. Com a nova previsão, o monotrilho deve ser entregue com um ano e meio de atraso. 1ª composição do “people mover” entregue no Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos
Divulgação/Governo Federal
Com obras atrasadas, o monotrilho que conectará a linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ficará pronto somente em agosto, segundo informações passadas pela concessionária GRU Airport à Agência Nacional de Aviação (Anac).
Inicialmente, o prazo de entrega era fevereiro de 2024. Com a nova previsão, o monotrilho deve ser entregue com um ano e meio de atraso.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
A Anac informou que o atraso estaria relacionado a questões construtivas, de implantação de tecnologia e internas do consórcio construtor.
Segundo a agência, até esta quinta-feira (20), nenhum aditivo de prorrogação do prazo de entrega havia sido assinado. Portanto, a obra já é classificada como estando em atraso há mais de um ano, levando à abertura de um processo administrativo para sanção da GRU Airport, o que pode acarretar na aplicação de uma multa à concessionária.
➡️ O transporte está previsto no contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, o que significa que cabe à Anac fiscalizar sua implementação para saber se a operadora está cumprindo as obrigações contratuais.
“A concessionária tem a obrigação de disponibilização de um sistema automatizado de transporte de pessoas (Automated People Mover), por meio do qual prestará gratuitamente aos usuários do aeroporto os serviços de transporte entre a estação Aeroporto Guarulhos, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e cada um dos terminais de passageiros atualmente localizados dentro do aeroporto”, explica a Anac.
🔎 A GRU Aiport é responsável por construir e operar o monotrilho, mas o fornecimento dos veículos (composições) do transporte cabe ao consórcio AeroGRU.
A operadora do aeroporto também foi procurada, mas não retornou até a última atualização desta reportagem.
‘People Mover’
Anunciado em 2019 pelo ex-governador João Doria, o monotrilho, também conhecido como “People Mover”, foi alvo de questionamentos pelo Tribunal de Contas da União (TCU) — que alegava falta de estudos para comprovar que o modal era a opção mais viável para ser implementada no aeroporto.
As obras foram paralisadas em setembro de 2021 e só puderam ser retomadas no ano seguinte, mediante a aprovação do TCU, após o governo de São Paulo sanar irregularidades apontadas em auditorias feitas pelo tribunal.
O sistema possui 2.700 metros de extensão, com três veículos projetados para acomodar 200 usuários cada.
A primeira composição do monotrilho foi entregue em Cumbica em março de 2024.
CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025