Favelas no Brasil têm 17 milhões de habitantes e consumo é maior do que em 22 estados, diz pesquisa


A comunidade de Heliópolis, na Zona Sul da capital paulista.
Divulgação/PMSP
Um levantamento do Instituto Data Favela, divulgado nesta sexta-feira (18), aponta que 17 milhões de pessoas vivem em favelas do Brasil e consomem mais do que o dos habitantes de 22 estados do país. As favelas estão movimentando mais de R$ 300 bilhões por ano com renda própria.
A pesquisa ouviu 16,5 mil pessoas em 12,3 mil favelas mapeadas, que somam mais de 6,6 milhões de domicílios, o equivalente a 8% de todos os lares do país. Em termos populacionais, as favelas abrigam o mesmo número de pessoas que o estado do Rio de Janeiro, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais.
Ainda de acordo com o levantamento, 80% dos entrevistados se esforçam para comprar o que não tiveram na juventude, e 85% dizem que conquistar algo com esforço é motivo de orgulho.
A pesquisa também aponta que 62% dos entrevistados já se sentiram excluídos por não poder consumir algo da moda, e metade relata ter sofrido constrangimento por não ter uma marca ou item específico.
Quando questionados sobre os planos de compra dos próximos meses:
70% pretendem comprar roupas (em SP, 65%);
60% perfumes (SP 56%);
51% produtos de beleza (SP 51%);
48% eletrodomésticos (SP 46%);
42% materiais de construção (SP 40%).
A preocupação com a autoimagem também é marcante: 77% se importam muito com a aparência, 57% consideram cosméticos itens essenciais, e 37% acreditam que cuidar da imagem aumenta as chances de sucesso profissional.
As redes sociais também influenciam diretamente esse comportamento: 63% buscam dicas de beleza online, e 57% se inspiram em pessoas com histórias parecidas com as suas.
“Valorizar as roupas que se usa é uma forma de ganhar espaço e autoestima. A gente que mora em favela, sobretudo os pretos, se sente muito discriminado. Quando estamos bem arrumados, enfrentamos menos preconceito. Isso mexe com a nossa autoestima”, afirma Celso Athayde, fundador da CUFA (Central Única das Favelas).
Além do consumo imediato, muitos moradores querem investir no futuro:
43% pretendem pagar por cursos de formação (SP 38%);
29% em aulas de idiomas (SP 26%).
“É importante a gente perceber o quanto essas pessoas que moram nesses territórios contribuem com a formação da sociedade, mas também com quanto elas consomem. E se consomem, é porque produzem. Isso se reflete na pesquisa e em eventos como a ExpoFavela”, complementa Athayde.
Além disso, 94% dos entrevistados dizem ter orgulho de morar na favela — em São Paulo, são 93%. Para 87%, nesses territórios “todo mundo ajuda todo mundo” (SP 85%).
Heliópolis e Paraisópolis vistos como potências
Na capital paulista, Heliópolis e Paraisópolis são símbolos dessa transformação nas maneiras de consumo. As duas maiores favelas de São Paulo somam mais de 114 mil moradores e figuram entre as dez maiores do país. Se formassem uma única cidade, teriam o tamanho de Cubatão ou Ribeirão Pires — com população maior que 88% dos municípios paulistas.
Esses territórios concentram centros de comércio ativo, negócios locais em expansão e uma juventude cada vez mais conectada com educação, cultura e empreendedorismo.
“Quando colocamos luz nas atividades que estão sendo feitas dentro da favela, contribuímos para que esses negócios cresçam — e, ao crescerem, eles ajudam o país a se desenvolver também”, diz Celso Athayde.
Uma dessas histórias é a de Gema Soto Blackmann, venezuelana que abriu um restaurante no Piqueri, na Zona Oeste de São Paulo, depois de encontrar acolhimento nas periferias brasileiras.
“A gente veio fugindo da fome e do desamparo. Um grupo de mulheres pretas, faveladas mesmo, acolheu a gente e disse: ‘fica tranquila, estamos aqui pra vocês’. Foi ali que eu me encontrei e tive coragem de empreender”, conta.



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025