Festival Feira Preta é adiado para 2026 por falta de patrocínio


Na última edição, o evento movimentou cerca de R$ 14 milhões, beneficiando diretamente 170 empreendedores negros e gerando 600 empregos. Feira Preta
Divulgação
O Festival Feira Preta, considerado o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina, adiou a edição deste ano para 2026. O motivo é a falta de patrocinadores que viabilizam o projeto.
O evento estava marcado para acontecer em maio, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Segundo a organização, a burocracia interna das grandes empresas tem dificultado a liberação de recursos, tornando o processo de captação mais complexo e demorado.
“Começamos a captar recursos em julho do ano passado, mas só conseguimos 40%. Algumas negociações que já tinham sido feitas não foram efetivadas”, explica Adriana Barbosa, idealizadora do festival.
Ainda de acordo com Adriana, o evento demanda uma pré-produção meses antes. “O tempo foi passando, e os custos foram vindo. Chegou uma hora que não tinha mais dinheiro em caixa para continuar sem ter uma certeza”, conta.
A organização também afirma que o adiamento reflete um cenário mais amplo de retração de investimentos corporativos em eventos culturais voltados para a diversidade. Outros festivais como o Batekoo enfrentaram desafios semelhantes no ano passado.
Festival Feira Preta é adiado para 2026 por falta de patrocínio
Noelia Nájera/Divulgação
Apesar do adiamento na capital paulista, a organização espera que uma outra edição aconteça em Salvador, em novembro.
Desde 2017, o Instituto Feira Preta mantém iniciativas formativas na capital baiana, além da Embaixada Preta Cachoeira no Recôncavo Baiano. A ideia é movimentar o empreendedorismo negro da região.
“As negociações já feitas e que avançaram, não tendo a feira em São Paulo, a gente transfere para Salvador”, completa Adriana.
Os empreendedores já inscritos para a edição de São Paulo seguem em processo de curadoria para possível participação no evento de Salvador. A organização também negocia outros eventos ao longo do ano, buscando criar novas oportunidades de negócios para expositores.
A organização da Feira Preta entrará em contato com quem já comprou ingressos para estorno do valor. Segundo Adriana, algumas empresas desistiram de levar recursos para Salvador, por isso a organização segue na captação.
“É uma pena porque os empreendedores deixam de vender. A maioria se prepara, eles produzem em grandes quantidades para o festival. Essa é a parte que mais me entristece”, lamenta a fundadora da Feira Preta.
Na última edição, o festival movimentou cerca de R$ 14 milhões, beneficiando diretamente 170 empreendedores negros e gerando aproximadamente 600 empregos temporários. O evento contou com show de artistas como Mart’nália, Arlindinho, Leci Brandão, Luedji Luna, Preta Gil e Majur.
“Seguimos firmes no compromisso de criar espaços de potência e visibilidade para o empreendedorismo negro. Estamos buscando novos modelos de financiamento e parcerias para garantir a continuidade do festival nos próximos anos”, afirma Adriana
Entenda o que são nanoempreendedores
MEIs: entenda o novo valor de contribuição mensal para 2025



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025