Compra de carro de luxo e análise de operações financeiras: polícia italiana detalha como prendeu brasileiro procurado pela Interpol


Luiz Eduardo Auricchio Bottura foi localizado em Selvazzano, uma comuna na região do Vêneto, província de Pádua, que tem cerca de 20 mil habitantes. Ele foi abordado enquanto dirigia um Maserati GranCabrio, carro de luxo avaliado em cerca de R$ 1 milhão. Luiz Eduardo Auricchio Bottura foi preso na Itália
Reprodução/Facebook/Divulgação/Maserati
Um brasileiro de 49 anos que estava na lista vermelha de procurados pela Interpol foi preso na Itália após levantar suspeitas por movimentações financeiras e pela compra de uma Maserati GranCabrio, carro de luxo avaliado em cerca de R$ 1 milhão.
Luiz Eduardo Auricchio Bottura foi localizado pela Guardia di Finanza — a polícia militar especializada vinculada ao Ministério da Economia e Finanças da Itália — em 9 de abril em Selvazzano, uma comuna na região do Vêneto, província de Pádua, que tem cerca de 20 mil habitantes.
Após confirmarem que havia alerta vermelho contra ele, o que ocorre quando há uma notificação internacional para prender pessoas procuradas, os agentes efetuaram a prisão. Ele foi levado à penitenciária de Pádua, onde aguarda o processo de extradição para o Brasil.
Luiz Eduardo tem mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal do Foro Central Criminal de Barra Funda, Comarca de São Paulo, por fraude comercial, estelionato, associação criminosa e fraude contra o governo.
Segundo a Polícia Federal, ele foi incluído na difusão vermelha da Interpol em 17 de dezembro de 2024.
“As autoridades italianas aguardam o encaminhamento do pedido formal de extradição, que deverá ser remetido pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional/Ministério da Justiça e Segurança Pública após o recebimento da documentação oficial a ser enviada pelo juízo competente no prazo devido”, informou a PF.
Como foi a prisão
Ao g1, a polícia italiana detalhou que a suspeita da presença do brasileiro no território de Pádua surgiu durante atividades investigativas e análise de operações financeiras que os agentes consideraram estar ligadas ao foragido da Interpol.
Os policiais do Núcleo de Polícia Econômico-Financeira de Pádua, então, passaram a seguir o rastro financeiro de Luiz Eduardo na Itália.
O jornal italiano “Il Mattino di Padova” publicou que o brasileiro chegou ao país em janeiro deste ano após conseguir cidadania italiana por conta dos bisavós. A imprensa italiana também afirmou que Luiz Eduardo é suspeito de ter aplicado golpes em 500 pessoas no Brasil.
“Os militares identificaram estabelecimentos comerciais, academias e outros locais de convivência potencialmente frequentados pelo procurado, onde, nas últimas semanas, foram realizadas atividades específicas de observação e controle”, informou a Guardia di Finanza.
LEIA TAMBÉM:
Perícia aponta que mensagem no celular de atriz que atropelou e matou brasileiro em Buenos Aires foi lida na hora do acidente
Português de 21 anos era líder de um dos maiores fóruns de hackers do mundo; veja como esquema funcionava
Ainda conforme a polícia, após as investigações, Bottura foi localizado e detido enquanto dirigia a Maserati GranCabrio.
“Os militares procederam com a prisão provisória do indivíduo, informando as autoridades competentes e o encaminhando à prisão de Pádua, ficando à disposição do Presidente da Corte de Apelação de Veneza, que validou a prisão enquanto se aguarda que o Estado estrangeiro solicite a extradição por meio do envio da documentação apropriada através dos canais diplomáticos”, disse a polícia italiana, ao g1.
E ressaltou: “De acordo com o princípio da presunção de inocência, a culpa em relação ao caso em questão só será definitivamente comprovada se e quando houver uma sentença condenatória definitiva emitida pelo tribunal competente”.
Procurado para informar sobre o mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, o TJ disse ao g1 que o processo tramita sob segredo de Justiça e não tem informações disponíveis.
Questionado sobre denúncias feitas contra Bottura, o Ministério Público disse que o caso envolvendo o empresário “foi encaminhado para a Justiça Federal Criminal no dia 22 de janeiro de 2021”. Outros detalhes não foram divulgados.
O g1 tenta contato com a defesa de Luiz Eduardo Auricchio Bottura, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Absolvido após ser acusado de golpes pela internet
Não é a primeira vez que Bottura enfrenta a Justiça. Segundo o g1 apurou, uma denúncia do Ministério Público de São Paulo o acusou de aplicar golpes na internet em vítimas de diversos estados.
A denúncia apontava que, entre 2005 e 2006, o empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura “induziu consumidores e usuários a erros, por via de indicação e afirmação falsa e enganosa sobre serviço de otimização de microcomputador, tendo enriquecido ilicitamente”.
Em 2010, o juiz Fábio Aguiar Munhoz Soares, da 17ª Vara Criminal Central de São Paulo, absolveu o empresário, segundo informou o Tribunal de Justiça de São Paulo em 30 de junho de 2010.
Segundo o magistrado, tratava de caso de absolvição sumária, “e não poderia o Ministério Público oferecer denúncia com fulcro nos mesmos elementos de informação anteriormente produzidos, os quais haviam sido analisados anteriormente em outro inquérito policial já arquivado”.
Brasileiro Luiz Eduardo Auricchio Bottura, de 49 anos, foi preso em Selvazzano, Itália
Reprodução/Google Maps



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025