CCR, que inclui a ViaMobilidade, e Grupo Comporte são únicas empresas que apresentaram proposta para leilão das três linhas de trens da CPTM


Leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade está marcado para acontecer na próxima sexta (28), na sede da B3, no Centro da capital. Concessão de 25 anos prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos. Três linhas de trens da CPTM vão a leilão na próxima sexta-feira (28) em São Paulo.
Reprodução/CPTM
O governo de São Paulo divulgou nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial, que o grupo CCR, que inclui a ViaMobilidade, e o Grupo Comporte Participações S.A foram as únicas empresas que apresentaram proposta para o leilão de linhas da CPTM na capital paulista.
O leilão de concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade está marcado pelo governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) para acontecer na próxima sexta-feira (28), na sede da B3, no Centro de São Paulo.
A concessão de 25 anos prevê R$ 14,3 bilhões de investimentos, segundo a Secretaria Estadual de Participações e Parcerias.
O governo paulista afirma que na disputa vencerá o grupo que oferecer o maior desconto sobre as contraprestações que o Estado deverá pagar ao concessionário, cujo montante máximo foi calculado em até R$ 1,49 bilhão ao ano.
Além disso, está previsto o pagamento de um aporte público para viabilizar as obras de melhoria das três linhas com valor estimado em R$ 10 bilhões.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que vai ligar a cidade de São Paulo à Campinas, realizado na sede da B3, bolsa de valores de São Paulo, nesta quinta-feira (29).
BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
A concessão das linhas para iniciativa privada foi alvo de uma ameaça de greve de trabalhadores da companhia nesta quarta-feira (26), que não se concretizou.
Uma audiência de conciliação nesta terça-feira (25) entre o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB) e a empresa, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), acordou pelo cancelamento da paralisação.
Quem são as concorrentes
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Com a entrega dos envelopes com as propostas para administrar as três linhas principais da CPTM, CCR e Grupo Comporte disputarão na B3 quem oferece o melhor preço pela concessão das linhas.
O Grupo CCR já opera quatro linhas de trens e metrô do governo de São Paulo na capital paulista. Além das Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô, desde janeiro de 2022 assumiu também a gestão das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O objetivo da concessão das linhas era melhorar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros. Mas a empresa enfrentou diversos problemas e falhas ao longo dos últimos três anos de operação, que foram alvo de investigação no Ministério Público de São Paulo.
Para não ser processada, a ViaMobilidade assinou em agosto de 2023 um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) onde a concessionária se comprometeu a recompensar os passageiros em quase R$ 800 milhões pelas constantes falhas na operação das duas linhas de trens que já opera.
As constantes falhas no início do oferecimento dos serviços também renderem à empresa do grupo CCR Mobilidade mais de R$ 40 milhões em multas aplicadas pelo governo paulista.
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Já o Grupo Comporte é administrado pela família do empresário Nenê Constantino, um dos principais nomes no ramo de transporte do Brasil e fundador da empresa Gol Linhas Aéreas.
A empresa administra atualmente o metrô de Belo Horizonte (MG) e, em fevereiro do ano passado, se juntou à empresa chinesa China Railway Construction Corporation (CRCC) no ‘Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos’.
O consórcio venceu o leilão do Trem Intercidades (TIC) para construção da linha de trem que deve ligar as cidades de São Paulo e Campinas, prometendo investimentos de R$ 14,2 bilhões na obra e tarifa de R$ 64 no serviço. A empresa também vai administrar a linha 7-Rubi da CPTM.
A Comporte Participações S.A. – que participará do leilão da CPTM – é uma holding que também controla várias empresas de ônibus no estado de São Paulo, como a Viação Piracicabana, Expresso de Prata, Expresso Itamarati e Viação Luwasa, por exemplo.
A companhia opera atualmente o VLT entre as cidades de Santos e São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, através da subsidiária BR Mobilidade, além de ser dona de aplicativos de vendas de passagens de ônibus como Mobifácil e 4Bus.
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