Empresa Verzani & Sandrini justificou que o conteúdo foi divulgado de forma inadequada por meio de um sistema automatizado de replicação. Loja de shopping anuncia vaga de assistente social para abordar moradores de rua em SP
Reprodução
“Abordar os pedintes, menores e pessoas em situação de rua para tirá-los do foco do cliente e posteriormente fazer uma ação social com a prefeitura”. Esta é a descrição de uma vaga de assistente social oferecida pela empresa Verzani & Sandrini. O local de atuação seria no Shopping Pátio Paulista, localizado na Avenida Paulista, cartão-postal da cidade de São Paulo.
O anúncio foi publicado em várias plataformas de emprego pela empresa, que oferece serviços de limpeza, manutenção, segurança e vigilância.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Nas redes sociais, o padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo da Rua, denunciou o anúncio como um caso de aporofobia — a aversão ou desprezo à pobreza. (Leia mais abaixo.)
Em nota, a empresa justificou que o conteúdo foi divulgado “de forma inadequada” por meio de um sistema automatizado de replicação. A loja também afirmou que solicitou a retirada do anúncio de todas as plataformas. (Leia íntegra abaixo.)
O que diz o anúncio
Para se candidatar a vaga, é exigido o ensino superior e formação em assistência social, além de conhecimento sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) — um serviço municipal que atende, em especial, famílias em situação de pobreza e de vulnerabilidade.
O anúncio ainda pede que o candidato tenha inscrição no Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS), perfil de liderança e conhecimento em pacote office para produzir relatórios mensais para o shopping.
Como benefícios, a empresa oferece vale-refeição, vale-alimentação, assistência odontológica, vale-transporte e gympass.
Segundo o anúncio, o morador em situação de rua abordado deve ser encaminhado aos serviços municipais. Procurada, a Prefeitura de São Paulo não se posicionou até a última atualização da reportagem.
O que é aporofobia
Grades, lanças e muros. São diversas as barreiras utilizadas para impedir a aproximação de pessoas em situação de rua de residências, estabelecimentos, monumentos ou espaços públicos. A prática é conhecida como aporofobia — de origem grega, á-poros (pobres) e fobos (medo).
O termo foi popularizado em 1990 pela filósofa espanhola Adela Cortina.
Nos últimos anos, a palavra passou a ser difundida no Brasil, especialmente, com uma campanha do padre Júlio Lancellotti contra as cidades que a praticam.
Em entrevista à BBC, Cortina contou que criou o termo justamente para “dar visibilidade a essa patologia social que existe no mundo todo”. A filósofa ainda afirmou que “é comum tratar bem quem pode nos fazer favor ou dar algo em troca e abandonar aqueles que não podem nos dar nada disso”.
Entenda o que é aporofobia
O que diz a empresa
“A Verzani & Sandrini informa que a descrição de uma vaga publicada recentemente em portais de emprego não condiz com os valores da companhia, nem com sua política de responsabilidade social.
O conteúdo foi divulgado de forma inadequada por meio de um sistema automatizado de replicação. A retirada do anúncio já foi solicitada a todas as plataformas, e estamos monitorando e cobrando para que isso ocorra rapidamente.
Reforçamos que a atuação da Verzani & Sandrini em serviços sociais é pautada pelo respeito, acolhimento e compromisso com a dignidade humana. Em todo o território nacional, desenvolvemos com orgulho o programa Nosso Cuidar, voltado à escuta ativa, orientação e acolhimento de nossos colaboradores e familiares. Reconhecemos o papel social que exercemos e sabemos que nossas atividades exigem zelo, responsabilidade e sensibilidade. Em situações necessárias, realizamos o encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade sempre em parceria com instituições públicas e privadas.
É importante destacar que a administração do shopping não participou da criação ou validação do anúncio em questão. A Verzani & Sandrini reconhece a gravidade do ocorrido e já iniciou a revisão de seus fluxos internos de comunicação e recrutamento para que situações como esta não se repitam.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com práticas éticas, responsáveis e humanizadas, e nos colocamos à disposição para colaborar com total transparência na apuração dos fatos.”
CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025