Datafolha: Tarcísio de Freitas lidera disputa para governo de SP contra Alckmin, Marçal, Padilha e outros


Atual governador lidera cenários de 1º turno com diferentes candidatos do PSB. Ele vence os ex-governadores Geraldo Alckmin, Márcio França e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O governador de SP, Tarcísio de Freitas (republicanos), em evento do Dia Internacional das Mulheres em São Paulo, em 2024.
Mônica Andrade/GESP
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10) aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera a disputa para a reeleição, em 2026. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.
O atual governador paulista venceria em cenários com diferentes candidatos representando o PSB: um concorrendo contra o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e em outro contra o ministro do empreendedorismo, Márcio França.
O Datafolha ouviu 1.500 eleitores paulistas em 81 cidades entre os dias 1 e 3 de abril sobre cenários de 1º turno, 2º turno e rejeição aos candidatos (veja ao longo da reportagem).
Saiba mais:
Datafolha: 41% consideram governo Tarcísio ótimo ou bom; ruim ou péssimo dobra e vai a 22%
Cenário com Alckmin
Tarcísio aparece na liderança das intenções de voto em um cenário de 1º turno com o ex-governador e atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), o empresário Pablo Marçal, o ministro Alexandre Padilha (PT) e o ex-ministro Ricardo Salles (Novo).
Em fevereiro, a Justiça Eleitoral de São Paulo tornou Marçal inelegível, mas o processo ainda não foi concluído.
Veja os números:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 41%;
Geraldo Alckmin (PSB): 25%;
Pablo Marçal (PRTB): 15%;
Alexandre Padilha (PT): 6%;
Ricardo Salles (Novo): 4%;
Em branco/nulo/nenhum: 9%;
Não sabem: 1%.

Cenário com Márcio França
Em outro cenário, com o PSB representado pelo ex-governador e atual ministro do empreendedorismo, Márcio França (PSB), Tarcísio segue à frente da disputa. Marçal aparece na 2ª colocação, enquanto Padilha e Salles continuam em suas posições. Veja os números:
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 47%;
Pablo Marçal (PRTB): 16%;
Márcio França (PSB): 11%
Alexandre Padilha (PT): 6%;
Ricardo Salles (Novo): 4%;
Em branco/nulo/nenhum: 14%;
Não sabem: 2%.

Cenário sem Tarcísio de Freitas e com Ricardo Nunes
Caso o atual governador decida não disputar a reeleição, Alckmin aparece como favorito, com 29%. Em seguida aparecem Pablo Marçal, com 20%, e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), com 12%. Veja os números:
Geraldo Alckmin (PSB): 29%;
Pablo Marçal (PRTB): 20%;
Ricardo Nunes (MDB): 12%
Rodrigo Manga (Republicanos): 5%
Alexandre Padilha (PT): 5%;
Ricardo Salles (Novo): 4%;
Guilherme Derrite (PP): 3%;
Gilberto Kassab (PSD): 3%;
André do Prado (PL): 1%;
Em branco/nulo/nenhum: 15;
Não sabem: 3%.

Sem Tarcísio e sem Alckmin
Caso o atual governador e o vice-presidente não concorram ao governo do estado em 2026, o empresário Pablo Marçal aparece à frente da disputa, com 21% das intenções de voto. Ele está à frente do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que soma 15%, e de Márcio França, com 11%. Veja os números:
Pablo Marçal (PRTB): 21%;
Ricardo Nunes (MDB): 15%;
Márcio França (PSB): 11%;
Alexandre Padilha (PT): 7%;
Rodrigo Manga (Republicanos): 5%
Ricardo Salles (Novo): 5%;
Gilberto Kassab (PSD): 5%;
Guilherme Derrite (PP): 4%;
André do Prado (PL): 1%;
Em branco/nulo/nenhum: 21%;
Não sabem: 5%

Cenários de 2º turno
Tarcísio de Freitas venceria todos os cenários em que o Datafolha pesquisou sobre eventuais disputas de segundo turno contra os ex-governadores Geraldo Alckmin, Márcio França e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Veja os números:
Tarcísio x Alckmin

Tarcísio x França

Tarcísio x Padilha

Rejeição entre os candidatos
O Datafolha questionou os eleitores em qual candidato eles não votarial. Pablo Marçal foi o mais citado, seguido de Gilbero Kassab, Alckmin e Ricardo Nunes. Veja os números:

Datafolha: 41% consideram governo Tarcísio ótimo ou bom; ruim ou péssimo dobra e vai a 22%
Aprovação do governo
O Datafolha também questionou os eleitores sobre como avaliam o governo de Tarcísio. A pesquisa mostra que 41% dos paulistas consideram a gestão ótima ou boa, enquanto 22% avaliam como ruim ou péssima, 33% a avaliam como regular e 4% dizem não saber.
Veja os números:
Ótimo/Bom: 41% (antes eram 44%);
Regular: 33% (antes eram 39%);
Ruim/Péssimo: 22% (antes eram 11%);
Não sabem: 4% (antes eram 6%).

De acordo com a pesquisa, embora Tarcísio tenha mantido a avaliação de ótimo e bom do começo da gestão, o índice de quem o avalia como ruim ou péssimo dobrou em dois anos de governo.
O governo Tarcísio é o mais mal avaliado dos últimos 25 anos, perdendo apenas para os dois mandatos de Mário Covas no final da década de 1990 e nos início dos anos 2000 (veja abaixo).



CBSHoras IguaisEstilo CoquetteEstilo CoquetteAnitta no Oscar 2024Bianca Censorilive npcPerguntas para namoradofrases para foto sozinharenda tendencias 2024blake livelyred pillblindagem de unhasAnitta no Oscar 2024look comfy p show trap comprarhidratante para pele oleosaquiet luxuryKumbayaOnlyfans gratisBetano appSalário MínimoO que recebo se eu pedir demissãoBolsa Familia ValorCafé com Deus PaiMel Maia TransandoLouis Joseph Cesar DucornetSalário do Luciano HuckKate MiddletonCidades turísticas em spDecimo terceiro salarioLeilão de imóveis da caixa economica federalNetflix (NFLX34)live npco problema dos 3 corposseries novas para maratonarauxílio doençaAnitta nuaMel Maia Transandoonlyfans-gratispetr4clima para amanhaclassificações de brasileiraoquando eh o prox carnavalMajor ModelShows ainda esse anoTenis Masculinoposições sexuaisovos nutrientesperfumes baratossignificado de risco na sobrancelhaCreatina causa queda no cabeloMajor Model São PauloMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor Model BrasilMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor Model ManagementMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelMajor ModelXvideos OnlyfansIbovespaDólarDólarJogo do CorinthiansVALE3BitcoinImposto de Renda 2025