Telecom Argentina Compra Telefónica por US$ 1,245 Bilhão e Expande Infraestrutura Digital
A Telecom Argentina anunciou a aquisição da filial argentina da Telefónica por US$ 1,245 bilhão (R$ 7,18 bilhões), consolidando-se como a principal investidora em infraestrutura de telecomunicação no país. O negócio, que envolveu intensa competição, faz parte da estratégia global da Telefónica de reduzir sua presença na América Latina, iniciada em 2019.
Impacto da Aquisição na Infraestrutura Digital
A incorporação da Telefónica permitirá que a Telecom Argentina expanda sua infraestrutura digital, melhorando a cobertura de banda larga fixa e móvel e acelerando a implementação de fibra óptica e tecnologia 5G. Segundo comunicado da empresa, “a Argentina contará com uma infraestrutura digital de qualidade internacional, impulsionando diversos setores da economia.
A Telefónica Móviles de Argentina S.A. atuava com serviços de telecomunicação fixa e móvel. O negócio ocorre em um contexto de consolidação global do setor, impulsionado pela crescente demanda por redes de alta capacidade e novas tecnologias.
Estrutura da Aquisição e Investimentos Futuros
A compra foi viabilizada por um consórcio financeiro liderado pelo BBVA, Deutsche Bank, Santander e ICBC, que disponibilizaram US$ 1,17 bilhão (R$ 6,75 bilhões) para a transação. O CEO da Telecom, Roberto Nobile, enfatizou que a aquisição reforça o compromisso da empresa com investimentos na Argentina, em um momento de maior estabilidade macroeconômica para o setor privado.
A Telecom Argentina é controlada 40% pelo Cablevisión Holding (Grupo Clarín), 40% pela Fintech, do empresário mexicano David Martínez, e 20% está listada nas bolsas de Buenos Aires e Nova York. Desde 2017, a empresa investiu US$ 6 bilhões na expansão de redes na Argentina, Paraguai e Uruguai e planeja injetar novos recursos nos próximos anos para ampliar a capilaridade da fibra óptica e do 5G.
A venda da Telefónica na Argentina faz parte de um plano global de desinvestimento da companhia espanhola, que também busca reduzir sua atuação no México e na Colômbia, onde enfrentou dificuldades financeiras e até mesmo um pedido de recuperação judicial. Analistas indicam que a operação evita uma possível descontinuidade dos serviços da Telefónica no país, protegendo consumidores e o setor como um todo.
A aquisição também aumenta a competitividade do mercado de telecomunicações na Argentina, que tem presença de players como Claro (AMX), Starlink (de Elon Musk), Amazon e DirectTV. O fortalecimento da infraestrutura digital impulsionará a adoção de novas tecnologias e a melhora da qualidade dos serviços prestados.